Total de visualizações de página

sábado, 9 de julho de 2011

O QUE É UM TCC E COMO DEVE SER FEITO?

O que é um projeto


O projeto (ou anteprojeto) é um planejamento do seu trabalho, um esqueleto sobre o qual você vai construir sua pesquisa.

Tudo deve estar previsto em um projeto de pesquisa, desde a escolha de um tema, a coleta de informações preliminares, a delimitação de um problema, sua justificativa frente ao que já foi realizado no assunto em que ele se insere, a fixação dos objetivos, o levantamento de hipóteses, a determinação de um referencial teórico e de uma metodologia que sejam adequados para testar as hipóteses e resolver o problema colocado, a coleta dos dados, sua análise e interpretação e a s técnicas próprias para isso, até a previsão de recursos humanos e instrumentais, do cronograma, tudo isso para terminar na elaboração da monografia, de um relatório final, de uma dissertação, de uma tese ou de um livro.

Elementos básicos de um projeto de pesquisa (seja para monografia, dissertação ou tese):

a) Formulação da situação problema - é a questão principal da pesquisa (seja monografia, dissertação ou tese), o problema a ser resolvido (O quê?);

b) Objetivos - finalidade da pesquisa (seja para monografia, dissertação ou tese) (Para quê?);

c) Delimitação - explicitar o que será objeto de estudo e o que não será abordado e por  quê;

d) Importância do estudo - mostrar a relevância do estudo, considerando os avanços acadêmicos ou teóricos e práticos, como também as contribuições sociais que o estudo poderá ter;

e) Hipótese - é a antevisão de algo que se pretende provar ao longo da pesquisa (seja monografia, dissertação ou tese). A hipótese deve ser apresentada no projeto em três ou quatro linhas e o texto pode ser na primeira pessoa do singular;

f) Revisão da literatura - é a contextualização do tema através do debate teórico; são os principais conceitos, categorias e estudos precedentes;

g) Metodologia - caminhos possíveis para o desenvolvimento da pesquisa (seja para monografia, dissertação ou tese), determinação de instrumentos, coleta e análise de dados;

h) Cronograma - estabelecimento de prazos e passos a serem seguidos no decorrer da pesquisa (seja para monografia, dissertação ou tese);

i) Bibliografia - fontes que serão consultadas para a fundamentação teórica do estudo.

Estrutura do projeto


Abaixo segue uma estrutura genérica de projeto, esta pode variar dependendo das exigências de cada universidade.

1. Tema/Titulo/Introdução

O título deve ser conciso e explicativo. Devem-se evitar palavras desnecessárias. O mais acertado é optar-se por um título geral (que indica genericamente o teor do trabalho), seguido por um título técnico (que especifica a temática abordada).

2. Problema

O Problema é a mola propulsora de todo o trabalho de pesquisa (monografia, artigo,projeto, dissertação, tese). Depois de definido o tema, levanta-se uma questão para ser respondida através de uma hipótese, que será confirmada ou negada através do trabalho de pesquisa. O Problema é criado pelo próprio autor e relacionado ao tema escolhido. O autor, no caso, criará um questionamento para definir a abrangência de sua pesquisa. Não há regras para se criar um Problema, mas alguns autores sugerem que ele seja expresso em forma de pergunta. Particularmente, prefiro que o Problema seja descrito como uma afirmação.

3. Hipótese

Hipótese é sinônimo de suposição. Neste sentido, Hipótese é uma afirmação categórica (uma suposição), que tenta responder ao Problema levantado pelo tema escolhido para pesquisa (monografia, artigo, projeto, dissertação, tese). É uma pré-solução para o Problema levantado. O trabalho de pesquisa, então, irá confirmar ou negar a Hipótese (ou suposição) levantada.

4. Justificativa

A Justificativa num projeto de pesquisa, como o próprio nome indica, é o convencimento de que o trabalho de pesquisa (monografia, artigo, projeto, dissertação, tese) é fundamental de ser efetivado. É aqui que o tema escolhido pelo pesquisador e a Hipótese levantada são de suma importância, para a sociedade ou para alguns indivíduos, de ser comprovada.

Deve-se tomar o cuidado, na elaboração da Justificativa, de não se tentar justificar a Hipótese levantada, ou seja: tentar responder ou concluir o que vai ser buscado no trabalho de pesquisa. A Justificativa exalta a importância do tema a ser estudado, ou justifica a necessidade imperiosa de se levar a efeito tal empreendimento.

5. Objetivos

A definição dos Objetivos determina onde o pesquisador quer chegar com a realização do trabalho de pesquisa (monografia, artigo, projeto, dissertação, tese). Objetivo é sinônimo de meta, fim. Alguns autores separam os Objetivos em Objetivos Gerais e Objetivos Específicos, mas não há regra a ser cumprida quanto a isto e outros autores consideram desnecessário dividir os Objetivos em categorias.

Um macete para se definir os Objetivos é colocá-los começando com o verbo no infinitivo: esclarecer tal coisa; definir tal assunto; procurar aquilo; permitir aquilo outro, demonstrar alguma coisa etc.

6. Revisão de literatura

É uma revisão sucinta das pesquisas anteriores Trata-se de conhecer e evidenciar o conhecimento científico sobre o tema, que vem sendo publicado em obras acadêmicas por estudiosos importantes do assunto. Deve-se buscar, conhecer e ler, prioritariamente, os livros dos estudiosos mais reconhecidos pela comunidade acadêmica. Depois, procuram-se os artigos recentes publicados em revistas científicas, em anais de congressos, simpósios, colóquios e conferências. A revisão da literatura deve ser seletiva e crítica.

7. Metodologia

A Metodologia é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvida no método (caminho) do trabalho de pesquisa.

É a explicação do tipo de pesquisa, do instrumental utilizado, do tempo previsto, da equipe de pesquisadores e da divisão do trabalho, das formas de tabulação e tratamento dos dados, enfim, de tudo aquilo que se utilizou no trabalho de pesquisa.

8. Cronograma

O Cronograma é a previsão de tempo que será gasto na realização do trabalho (monografia, artigo, projeto, dissertação, tese) de acordo com as atividades a serem cumpridas. As atividades e os períodos serão definidos a partir das características de cada pesquisa e dos critérios determinados pelo autor do trabalho.

Os períodos podem estar divididos em dias, semanas, quinzenas, meses, bimestres, trimestres etc.. Estes serão determinados a partir dos critérios de tempo adotados por cada pesquisador.

9. Referências

As referências dos documentos consultados para a elaboração do Projeto é um item obrigatório. Nelas normalmente constam os documentos e qualquer fonte de informação consultada no Levantamento de Fontes.



O que é uma monografia

A origem da monografia, como expressão de tratamento científico, encontra-se no trabalho de Le Play, Les ouvriers européens, publicado em 1855. 

Monografia, no sentido etimológico, significa dissertação a respeito de um assunto único, pois monos (mono) significa um só e graphein (grafia) significa escrever. A monografia é um trabalho científico que se caracteriza pela especificação, ou seja, a redução da abordagem a um só assunto, a um só problema. Desta maneira, monografia é um trabalho com tratamento escrito de um tema específico que resulte de interpretação científica com o escopo de apresentar uma contribuição relevante ou original e pessoal à ciência.

Uma monografia possui sentido lato e sentido estrito. Em sentido estrito identifica-se com a tese e em sentido lato é todo trabalho científico de primeira mão, que resulte de pesquisa. E nisso, é muito importante que haja reflexão, pois sem ela a monografia torna-se simplesmente um relatório do procedimento da pesquisa, uma divulgação, uma compilação de obras alheias.

Uma monografia deve ser um trabalho escrito, para que possua um registro do que foi pesquisado. Deve ser um trabalho sistemático, que seja organizado em etapas, começando com o projeto, e que siga determinadas regras de execução. E deve ser completo, com qualidade, para que, apesar de apresentar um único problema, se possa compreender o todo do tema, integralmente.

Uma monografia deve apresentar um tema específico ou particular de uma ciência ou parte dela e em cima deste tema deve ser realizado um estudo pormenorizado e exaustivo, abordando vários ângulos e aspectos, esgotando tudo o que haja e se possa concluir a respeito do tema em questão. Deve possuir um tratamento extenso em profundidade, mas não em alcance.


REFERÊNCIAS

DUARTE, E. N.; NEVES, D. A.; SANTOS, B. de I. Manual técnico para elaboração de trabalhos monográficos: dissertações e teses. 4ed. João Pessoa: Ed. Universitária/UFPB, 2001.
LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico. São Paulo : Atlas, 1992.
MEDEIROS, J. B. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. São Paulo: Atlas, 1999.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 1996. 
MARTINS, Gilberto de A. Manual para elaboração de monografias. São Paulo: Atlas, 1990.
SALOMON, D.V. Como fazer uma monografia . 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
SALVADOR, Angelo Domingos. Métodos e técnicas de pesquisa bibliográficas; elaboração de trabalhos científicos. 8. Ed. Porto Alegre, Sulina, 1980.

Tema da monografia


Tema é o assunto que se deseja estudar e pesquisar para desenvolver na monografia, no projeto, no artigo, no TCC, na dissertação ou na tese. Escolher o tema significa selecionar um assunto de acordo com as inclinações, as possibilidades e as tendências profissionais de quem se propõe a elaborar um trabalho acadêmico e encontrar um objeto de estudo que mereça ser investigado cientificamente, e que tenha de ser construído em função da pesquisa.

O objeto de estudo ou temática específica, deve ser construído, a partir da sua exploração, delimitação e problematização, por etapas. E a melhor maneira de começar um trabalho de pesquisa é delimitando o problema em forma de uma pergunta de partida.

Existem dois fatores principais que interferem na escolha de um tema para o trabalho de pesquisa (seja monografia, TCC, projeto, artigo, dissertação ou tese). Abaixo estão relacionadas algumas questões que devem ser levadas em consideração nesta escolha:

Fatores internos

- Afetividade em relação a um tema ou alto grau de interesse pessoal.

Para se trabalhar uma pesquisa é preciso ter um mínimo de prazer nesta atividade. A escolha do tema para a monografia, por exemplo, está vinculada, portanto, ao gosto pelo assunto a ser trabalhado. Trabalhar um assunto que não seja do seu agrado tornará elaboração de monografia num exercício de tortura e sofrimento.

- Tempo disponível para a realização do trabalho de pesquisa.

Na escolha do tema da pesquisa temos que levar em consideração a quantidade de atividades que teremos que cumprir para executar o trabalho e medi-la com o tempo dos trabalhos que temos que cumprir no nosso cotidiano, não relacionado à pesquisa.

- O limite das capacidades do pesquisador em relação ao tema pretendido.

É preciso que o pesquisador tenha consciência de sua limitação de conhecimentos para não entrar num assunto fora de sua área. Se minha área é a de ciências humanas, devo procurar me ater aos temas relacionados a esta área.

Fatores Externos

- A significação do tema escolhido, sua oportunidade e seus valores acadêmicos e sociais.

Na escolha do tema da pesquisa devemos tomar cuidado para não executarmos um trabalho que não interessará a ninguém. Se o trabalho merece ser feito que ele tenha uma importância qualquer para pessoas, grupos de pessoas ou para a sociedade em geral.

- O limite de tempo disponível para a conclusão do trabalho.

Quando a instituição determina um prazo para a entrega final da pesquisa (sejamonografia, TCC, projeto, artigo, dissertação ou tese),  não podemos nos enveredar por assuntos que não nos permitirão cumprir este prazo. O tema escolhido deve estar delimitado dentro do tempo possível para a conclusão do trabalho.

- Material de consulta e dados necessários ao pesquisador.

Um outro problema na escolha do tema da pesquisa é a disponibilidade de material para consulta. Muitas vezes o tema escolhido é pouco trabalhado por outros autores e não existem fontes secundárias para consulta. A falta dessas fontes obriga ao pesquisador buscar fontes primárias que necessita de um tempo maior para a realização do trabalho. Este problema não impede a realização da pesquisa, mas deve ser levado em consideração para que o tempo institucional não seja ultrapassado.

Qualidade da monografia


A qualidade dos trabalhos acadêmicos (seja monografia, projeto, artigo, dissertação ou tese) vai depender de alguns requisitos que precisam ser rigorosamente seguidos, entre os quais o respeito às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Todos os elementos de um trabalho acadêmico, desde os pré-textuais até os pós-textuais, devem estar organizados e apresentados de acordo com a ABNT.

O texto científico (seja monografia, projeto, artigo, dissertação ou tese) deve ser coerente, coeso, claro, e estar disposto em uma seqüência lógica, para que seja entendido pelos leitores na primeira leitura.

Para tanto, é necessário traçar objetivos. Os alunos que sentirem dificuldade em interpretar de textos e em expressar-se por escrito na variedade lingüística padrão, em estilo formal, devem aprimorar essas habilidades.

Os textos científicos (seja monografia, projeto, artigo, dissertação ou tese) são dirigidos à comunidade técnico-científica. Escreve-se para leitores. Assim sendo, deve-se usar um estilo simples e direto, mas formal, usando-se termos técnicos. Sentenças curtas são mais bem compreendidas (como nos textos jornalísticos, que se destinam a incontáveis leitores). Frases feitas e clichês não podem ser usados. As palavras devem ser utilizadas com precisão, não cabendo conceitos vagos e imprecisos, e expressões ambíguas. Por isso, é imprescindível conhecer o significado das palavras e consultar com freqüência o dicionário.  Somente assim a monografia será de boa qualidade.

tema da monografia não pode ser amplo - o tema deve ser específico. E não se deve ter o receio de delimitar o tema e não se ter o que falar sobre ele.

O estudante deve estar atento a tudo o que puder colaborar com a sua pesquisa (seja monografia, projeto, artigo, dissertação ou tese), como comentário de aulas, notícias da mídia, conversa com professores e profissionais da área, enfim, a tudo o que o possa auxiliar. A primeira medida a ser tomada pelo pesquisador, portanto, é procurar todas as fontes de informação a respeito do tema, iniciando pela biblioteca da sua instituição acadêmica, passando por outras bibliotecas, agências governamentais ou particulares, instituições, acervos particulares.

Deve-se começar a procurar as obras dos estudiosos clássicos da disciplina abrangida. Além desses cientistas, devem-se consultar as obras de outros estudiosos que já tenham bagagem e estejam-se consolidando no meio acadêmico com teses inovadoras. Devem-se consultar também obras monográficas sobre o assunto, compêndios, jornais, e a Internet. Não se trata de uma “busca desvairada de material”, mas de estar-se atento a informações fundamentais e importantes para o esclarecimento do assunto em pauta. As obras mais importantes serão a espinha dorsal do trabalho (seja monografia, projeto, artigo, dissertação ou tese). Por isso, deve-se procurar adquiri-las, considerando a necessidade de consultá-las durante toda a produção do trabalho.

É importante ressalvar que trabalho científico não é um trabalho de cópia. Não basta reunir todas as obras científicas importantes e atuais sobre o assunto e reproduzir trechos no trabalho científico (seja monografia, projeto, artigo, dissertação ou tese). No trabalho de compilação, que fundamentalmente é a citação de trechos das publicações de vários autores sobre o tema, o autor deve inserir a sua criatividade e o seu estilo pessoais. É necessário ordenar as idéias e organizar os dados de forma cronológica, aproximando similaridades e destacando antagonismos.

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas


A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no Brasil. Foi fundada em 1940 para fornecer a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro.

ABNT é uma entidade privada, sem fins lucrativos, e tem como objetivos elaborar e fomentar o uso de normas técnicas, conceder certificados de qualidade e representar o Brasil em entidades internacionais de normalização técnica, como ISO e IEC.

As normas elaboradas pela ABNT podem ser adquiridas a preços razoáveis pelo site da entidade <http://www.abnt.org.br>, com a comodidade da entrega via correio eletrônico (e-mail) ou correio postal (SEDEX).

Para a elaboração de trabalhos científicos (monografiaartigoprojetoTCC, dissertação, tese) devem ser consultadas seguintes as normas:

NBR 6023:2002 – Referências bibliográficas

Estabelece os elementos a serem incluídos em referências. Fixa a ordem dos elementos das referências e estabelece convenções para transcrição e apresentação da informação originada do documento e/ou outras fontes de informação. Destina-se a orientar a preparação e compilação de referências de material utilizado para a produção de documentos e para inclusão em bibliografias, resumos, resenhas, recensões e outros.

NBR 6024:2003 – Numeração progressiva das seções de um documento – Procedimento

Estabelece um sistema de numeração progressiva das seções de documentos escritos, de modo a expor numa seqüência lógica o inter-relacionamento da matéria e a permitir sua localização. Aplica-se à redação de todos os tipos de documentos escritos, independentemente do seu suporte, com exceção daqueles que possuem sistematização própria (dicionários, vocabulários etc.) ou que não necessitam de sistematização (obras literárias em geral).

NBR 6027:2003 – Sumário – Apresentação

Estabelece os requisitos para apresentação de sumário de documentos que exijam visão de conjunto e facilidade de localização das seções e outras partes.

NBR 6028:2003 – Resumo – Apresentação

Estabelece os requisitos para redação e apresentação de resumos.

NBR 6029:2002 – Página de rosto – Apresentação

Estabelece os princípios gerais para apresentação dos elementos que constituem o livro ou folheto. Destina-se a editores, autores e usuários. Não se aplica à apresentação de publicações seriadas.

NBR 10520:2002 – Citações em notas de rodapé

Especifica as características exigíveis para apresentação de citações em documentos.

NBR 14724:2002 – Trabalhos acadêmicos – Apresentação

Estabelece os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos (monografias, teses, dissertações e outros), visando sua apresentação à instituição (banca, comissão examinadora de professores, especialistas designados e/ou outros).


Assuntos que Podem Ser Abordados


  1. A importância da educação ambiental
  2. Efeito estufa
  3. Educação ambiental
  4. Gestão ambiental aplicada à Amazônia
  5. Gestão ambiental: impactos da extração madeireira na Amazônia
  6. Gestão ambiental: o desenvolvimento sustentável
  7. Impactos ambientais
  8. Licenciamento ambiental
  9. Reciclagem de lixo na formação de alunos
  10. Entre outros
                                                Monografia de Gestão Ambiental do IFRN


                          http://siabi.ifrn.edu.br/Siabi-WEB/Telas/w_browse_rapida.asp?Chave=gestao%20ambiental

Base de Dados:Campus Natal - Central - Biblioteca Sebastião Fernandes
Tipo de Material :Monografia
Filtro de Busca:gestao ambiental Em Busca LIVRE
Total de Registros:25. Mostrando Página 1 de 1


REG_BIBLITITULOAUTORANO_PUBLOCALIZACAOLOCALVOLUMEMATERIAL
6887Adequação ambiental de um processo produtivo utilizando produção mais limpa : um estudo de caso em uma micro empresa de confecção e estamparia de Natal-RNPaiva, Rodrigo César Santos de2008M502:677(813.2) P149aMonografia
11569Análise da funcionabilidade da unidade de conservação Parque Natural Municipal Dom Nivaldo Monte na cidade do Natal do estado doRio Grande do NorteConceição, Rita Josefa da2010M502.1(813.2) C744aMonografia
11620Análise da situação atual da Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte, SEMARH-RN, para implantação de uma agenda ambiental para administração públicaFernandes Neto, José Guedes2009M502:658 F363aMonografia
6504Análise do programa de coleta seletiva de lixo da PETROBRAS E&P RNCECosta, Larissa Gomes da2005M504 C837aMonografia
7821Desafio da gestão do espaço urbano no bairro de liberdade em Parnamirim/RNSilva, Helaine Cristiane2009M502:658:711.4(813.2) S586dMonografia
7803Desafios da Gestão Ambiental Urbana da Praia de Ponta Negra - Natal/RNDantas, Manoel Thiago Nogueira da Silva2009M504.61(813.2) D192dMonografia
7567Descrição da implantação da NBR ISO 14.001/04 na millennium central geradora eólica S/A: estudo de casoSantana, Celia da Conceição Reis de2009M349.6 S232dMonografia
7564Diagnóstico da situação dos dessalinizadores do estado do Rio Grande do NorteSilva, Eli Vieira da2010M374.7 S586dMonografia
11814Energia eólica e processo de licenciamento ambiental no estado do Rio Grande do Norte-BrasilDomingues, Rodrigo Ferreira2006M502:621.548 D671eMonografia
11420Gestão ambiental urbana em Nova Parnamirim, Parnamirim (RN)Lima, Flávia Tatiane Ribeiro de2010M504.61(813.2) L732gMonografia
6873Gestão do uso da água e da energia no Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do NorteMedeiros, Marília Ulisses Nobre de2004M502:37 M488gMonografia
11790Gestão hidríca no ambien te condominial : estudo de caso acerca da consciência ambiental dos moradores de umc ondomínio horizontal na cidade de Natal/RNDantas, Rafael Cortez Rabelo2010M556.18 D192gMonografia
11622Implementação da produção mais limpa em uma indústria de móveis de pequeno porte no município de Natal-RNLeite, Pedro Paulo Silva2009M502.171 L533iMonografia
11465Inventário e gestão de passivo químico em laboratórios de instituiçãod e ensino e pesquisa ambientalFernandes Júnior, José Rinaldo2010M502:628.4 F363iMonografia
6827Licenciamento ambiental como ferramenta de gestão empresarial : estudo de caso na empresa Ster Bom Indústria e Comércio LTDAFerreira, Patrícia Cabral2007M349.6:658(813.2) F383lMonografia
11811Logística reversa dos resíduos eletrônicos do setor de informática : realidade, perspectivas e desafios na cidade do NatalSilva, Lorena Albuquerque Adriano da2010M504:628.4 S586lMonografia
7814O licenciamento ambiental ambiental e as oportunidades do mecanismo de desenvolviemento limpoAlves, Victor Rafael Fernandes2008M349.6(813.2) A474lMonografia
6924O processo de degradação ambiental ocasionado pelo projeto de drenagem implantado na rua Campina da Boa Esperança, no bairro de Nova Parnamirim, Parnamirim / RNLopes, Giobert Antonio Brito2010M504.1 L864pMonografia
11716Panorama dos resíduos sólidos urbanos na cidade de Luís Gomes-RN e proposta de um modelo de gestão, baseado na coleta seletiva e educação ambientalAraújo, Oneile Bernardo de2010M504:628.4 A663pMonografia
11416Panorama geográfico da certificação ISO 14001 no BrasilMartins Neto, Antonio Virgínio2010M502.131.1 M386pMonografia



2 comentários:

Anônimo disse...

Achei muito legal Cláudio isso, Valeu.

Ricardo F. Fidelis disse...

Muito bom reunir os trabalhos relacionados a área de gestão com informações de como fazer O TCC.