Total de visualizações de página

sábado, 9 de julho de 2011

Visão da Biodiversidade da Ecorregião Serra do Marhttp


Visão da Biodiversidade da Ecorregião Serra do Mar

27 Maio 2011 Bookmark and Share
Capa da publicação "Visão da Biodiversidade da Ecorregião Serra do Mar"
A publicação "Visão da Biodiversidade da Ecorregião Serra do Mar" é um profundo estudo técnico sobre a Mata Atlântica, disponibilizado pelo WWF-Brasil. Esta é uma ferramenta que visa orientar as ações de conservação, com o objetivo de identificar áreas prioritárias para se manter uma amostra representativa da biodiversidade em toda uma ecorregião. 

A publicação foi desenvolvida no âmbito do Programa para a Conservação da Biodiversidade nos Sítios do Patrimônio Mundial do Brasil e contou com o envolvimento de diversos especialistas e instituições.  A construção da visão foi um processo participativo com seminários, reuniões técnicas, audiências públicas, e inúmeras consultas a especialistas.

A ecorregião Serra do Mar está inserida na região mais habitada e com os maiores índices de desenvolvimento do país. Isso faz com que ela receba uma forte pressão, agravada por seus limites abrangerem a região litorânea, densamente povoada. O resultado disso é o alto grau de degradação da Mata Atlântica, estando os seus remanescentes inseridos apenas em áreas protegidas ou em pequenos fragmentos isolados.

O objetivo da construção de uma visão de biodiversidade para a ecorregião foi o de produzir um documento com recomendações de como alterar a situação atual, utilizando ferramentas mais eficientes de planejamento, no caso o planejamento sistemático da conservação.

O método adotado identifica e seleciona um conjunto de áreas prioritárias com potencial para a proteção de múltiplos aspectos da biodiversidade - espécies, ecossistemas, paisagens e processos ecológicos, considerando os custos e oportunidades de implantação frente às demais alternativas de uso da terra.

Faça o download da publicação Visão da Biodiversidade da Ecorregião Serra do Mar (10.88 MB pdf

Nenhum comentário: